Nesse domingo (18/07), tivemos o segundo jogo do Flamengo sob comando de Renato Gaúcho e para a surpresa de muitos torcedores, vimos um Flamengo muito diferente dos últimos jogos, mais intenso e que encheu os olhos dos torcedores. Renato Gaúcho chegou ao comando do Flamengo divergindo opiniões, pois seu estilo consagrado no Grêmio, tinha muitas características diferentes do que o torcedor rubro-negro está acostumado a ver, porém, ao que parece, Renato achou um equilíbrio entre suas ideias e o que melhor encaixa com os jogadores a disposição.
Pequenas mudanças, grande influência
Renato manteve boa parte das suas características ofensivas que tinha enquanto comandava o Grêmio agora no Flamengo. Talvez a mudança mais visível pelo torcedor seja a saída apoiada em 2+2 feita com os dois zagueiros com os dois volantes a frente como mostrado na foto a seguir:
E conforme o jogo acontecia, essa saída sofria alterações, tanto nas peças que apoiavam tanto na formação dessa saída. Como na imagem abaixo mostra o Arrascaeta indo no apoio no lance onde o Diego recebe na entrada da área e acontece uma grande defesa do goleiro do Bahia:

E em alguns momentos, o William Arão entrava nessa primeira linha ajudar a armação no campo do adversário, hora no lado direito do Gustavo Henrique hora por dentro dos zagueiros lembrando a saída em 3+1 feita por Jorge Jesus em sua passagem:
Essa mudança ajudou bastante na dinâmica ofensiva do Flamengo, jogadores do meio campo com um pouco mais de liberdade fizeram toda diferença no ataque rubro-negro.
O jogo apoiado e sua fluidez
O Renato Gaúcho é adepto do jogo apoiado, onde os jogadores se aproximam da bola para poder criar linhas de passe e ajudar na construção de jogadas e isso pode ser o principal culpado de uma maior fluidez no ataque do Flamengo.
Jogadores como Arrascaeta e Everton ribeiro, acabaram aparecendo mais durante o jogo, juntamente com uma excelente atuação da dupla de volantes Arão e Diego a bola passa mais rápido pelo meio do campo, o que fez o Flamengo, em vários momentos do jogo, achar espaços nas laterais do campo.
Vale ressaltar a excelente partida do Isla e da dupla de zaga (Gustavo Henrique e Léo pereira), que mesmo extremamente criticados pela torcida, fizeram uma partida muito boa e ajudaram o Flamengo nessa vitória.
Vejamos os próximos capítulos
Foi um jogo que vai ficar marcado na cabeça do torcedor como uma ótima performance desse time do flamengo comandado por Renato Gaúcho, mas o torcedor quer ver uma sequência de jogos nesse alto nível apresentado. Flamengo contará com seu décimo segundo jogador para o jogo de volta da Libertadores nas Oitavas de Final contra o Defensa y Justicia, a torcida rubro-negra. O jogo de ida na Argentina terminou 1×0 para o Flamengo.
Twitter: Aquino_Daniel00